quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Vereadora Vera: Promoção Pessoal às custas de Doentes


Na foto: exames do SUS em troca de voto

Vereadora Vera: Promoção Pessoal às custas de Doentes

     Nos últimos meses temos assistido a uma série de movimentações realizadas pela vereadora Vera da Saúde na tentativa de promover-se politicamente às custas de pessoas doentes em Maragogipe.

     Inúmeras pessoas tem se perguntado como a Regulação do Estado, órgão responsável pela marcação de consultas e exames de todo o estado da Bahia, enfrenta uma série de dificuldades para alocar pacientes por diversas cidades do estado enquanto a vereadora, com apenas 1 ligação de celular, consegue assegurar imediatamenta a mesma marcação. Em abril de 2010, tornou-se pública a denúncia de que Vera estaria envolvida em esquema de suborno e corrupção nas portas de entrada dos Hospitais Estaduais(Roberto Santos, Santo Antônio de Jesus, etc...) garantindo privilégio para pacientes de sua indicação em detrimento de pacientes de outras localidades(Muritiba, Salvador, Cruz das Almas...) e em troca recebendo os votos dos doentes e de suas famílias - afinal, "Vera conseguiu tudo para mim". Conseguindo antecipação para os doentes de seu interesse, aproveita-se da situação de fragilidade e desespero destas pessoas para assegurar votos - semelhante à distribuição de dentaduras em cidades do interior. Do outro lado, sobram os pacientes que são jogados para o fim da fila de espera quando os pacientes de Vera "passam na frente".

     Em março do mesmo ano, vereadores trouxeram à tona os tristes relatos de pacientes que, por terem declarado voto a outros vereadores que não a própria Vera, estariam sendo descriminados e excluídos do atendimento em sua associação. "Votei em Zé de Roque, e Vera não deixou eu marcar meu exame" - lamentáveis depoimentos levantados no perído.

     Para além disso, foi vinculado na mídia recentemente que a vereadora, por estar entre os possíveis prefeituráveis de Maragogipe em 2012, está realizando Propaganda Eleitoral Antecipada o que pode inviabilizar sua campanha e culminar em processo com possível afastamento de seu mandato de vereadora. A realização de "feiras de saúde, distribuição de santinhos, colocação de faixas e realização de comícios" é proibida em período anterior ao do dia 6 de julho do ano da eleição(2012) por estar realizando Promoção Pessoal passível de punição no Tribunal Regional Eleitoral. Segundo a Juíza Maria Vilauba Fausto Lopes, "A veiculação de propaganda pessoal dissimulada mediante artifícios de mídia caracteriza propaganda eleitoral antecipada, que possui o objetivo de distorcer inconscientemente a intenção de voto do eleitor".

     Numa situação bastante delicada, existe a denúncia recente de que Vera estaria promovendo situação de Privilégio, por ocupar importante cargo público legislativo em Maragogipe e ainda assim possuir uma Associação que administra marcação de exames e consultas do SUS estadual - quadro que pode sofrer interferência política diante de sua posição privilegiada. O restante dos serviços do município estariam em posição desfavorável comparados com a posição política superior em que se coloca a associação vinculada à vereadora.

     Foram contabilizadas em cerca de 50 o número de denúncias de suborno, manipulação política e promoção pessoal às custas de pessoas doentes contra a vereadora Vera no município de Maragogipe. Aguardamos o desenvolver dos fatos na justiça enquanto esperamos que os eleitores tomem as devidas providências para encerrar esta carreira de oportunismo diante da população.


Blog Maragogipe com Ataliba

Nenhum comentário:

Postar um comentário